• Paulo Saraiva

OS RISCOS DO EFEITO SANFONA

Atualizado: 30 de Jul de 2019









A VIDA MODERNA NOS PRESENTEOU COM UMA SÉRIE DE CONFORTOS QUE, SEM DÚVIDA, TORNOU NOSSO DIA-A-DIA MAIS FÁCIL.


PORÉM, TODO ESSE DESENVOLVIMENTO TROUXE CONSIGO OUTRAS CONSEQUÊNCIAS, NEM UM POUCO DESEJÁVEIS. ALÉM DE VÁRIAS AGRESSÕES À NATUREZA, O DESENVOLVIMENTO AGREDIU O PRÓPRIO SER HUMANO, DEIXANDO-O CONDICIONADO A UMA VIDA CADA VEZ MAIS SEDENTÁRIO E A MERCÊ DE UM MARKETING DE CONSUMO QUE, EM VEZ DE ORIENTAR OS CONSUMIDORES, TENTA INDUZIR VALORES E HÁBITOS COMPLETAMENTE SUPÉRFLUOS À SAÚDE DO INDIVÍDUO E A CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA O SEU BEM ESTAR FÍSICO E PSICOLÓGICO.


HÁBITOS ALIMENTARES INADEQUADOS E OBESIDADE SÃO CONDIÇÕES ADVERSAS A ESSE BEM ESTAR E, FREQUENTEMENTE, OCORREM JUNTAS. JÁ FOI CONSTATADO QUE 90% DAS PESSOAS GORDAS ENGORDAM PELA "BOCA".


A CHAVE PARA A SAÚDE, EMAGRECIMENTO E MANUTENÇÃO DA FORMA FÍSICA IDEAL É A EDUCAÇÃO ALIMENTAR, POR MEIO DE UMA MUDANÇA EFETIVA DE COMPORTAMENTO, QUE PROPICIE A PERMANÊNCIA DE HÁBITOS SAUDÁVEIS AO LONGO DA VIDA DA PESSOA.


FAZER UMA DIETA RIGOROSA OU TOMAR MEDICAMENTOS SÃO MÉTODOS QUE PODEM FUNCIONAR A CURTO PRAZO. NO ENTANTO, POR SEREM PROCESSOS ARTIFICIAIS E DOS QUAIS TEMOS POUCO CONHECIMENTO, NÃO SÃO E NEM PODEM SER INCORPORADOS AOS HÁBITOS ALIMENTARES.


RESULTADO: PASSADO ALGUM TEMPO, O PESO E TODOS OS MALEFÍCIOS QUE O ACOMPANHAM VOLTAM COM FORÇA TOTAL.


QUANDO A PESSOA DOMINA O CONHECIMENTO SOBRE OS ALIMENTOS, PROCESSOS FISIOLÓGICOS E PSICOLÓGICOS ASSOCIADOS À ALIMENTAÇÃO E APRENDE A ANALISÁ-LOS NO CONTEXTO DE SUAS CONDIÇÕES REAIS DE VIDA, É CAPAZ DE DECRETAR SUA INDEPENDÊNCIA EM RELAÇÃO AOS "MAGOS"DO EMAGRECIMENTO. ELA SERÁ SEU PRÓPRIO ANALISTA, CAPAZ DE IDENTIFICAR, MELHOR DO QUE NINGUÉM, O QUE DEVE FAZER PARA SE ALIMENTAR DE FORMA EQUILIBRADA, PRAZEROSA E SAUDÁVEL, A PARTIR DE SUAS CONDIÇÕES FÍSICAS, PSICOLÓGICAS E SOCIAIS PARTICULARES.


O PROCESSO REPETIDO DE ENGORDAR E EMAGRECER, ALÉM DE DESMOTIVAR, PROVOCANDO UMA SENSAÇÃO DE AUTO-DESCRÉDITO, ACABA TAMBÉM TENDO EFEITOS FÍSICOS NEGATIVOS. O CONHECIDO ""EFEITO SANFONA", A CADA NOVO PROCESSO, TORNA MAIS FÁCIL ENGORDAR E MAIS DIFÍCIL EMAGRECER. QUALQUER MUDANÇA PARA SER DEFINITIVA, DEVE OCORRER PAULATINAMENTE, PASSO A PASSO. É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL TER VÁRIOS NOVOS HÁBITOS DE UMA SÓ VEZ, NUM CURTO ESPAÇO DE TEMPO.


O ORGANISMO SE RESSENTE E, DO PONTO DE VISTA PSICOLÓGICO, OCORRE UMA DESORGANIZAÇÃO BRUSCA, COM FORTE SENTIMENTO DE LIMITAÇÃO. A TENDÊNCIA PARA

DESISTIR E VOLTAR AOS HÁBITOS ANTERIORES É MUITO FORTE E, FREQUENTEMENTE, PÕE TUDO A PERDER.


PESSOAS OBESAS, EM GERAL, JÁ SOFREM UMA SÉRIE DE LIMITAÇÕES - SENTEM-SE À MARGEM DO PADRÃO ESTÉTICO DOMINANTE, PODEM TER UMA AUTO-ESTIMA REBAIXADA, CANSAM-SE COM FACILIDADE E TÊM DIFICULDADE PARA ENCONTRAR ROUPAS NAS SUAS MEDIDAS. ISSO SÓ PARA CITAR ALGUNS ASPECTOS.


ADOTAR UMA DIETA RIGOROSA, QUE TRAGA MAIS LIMITAÇÕES, NÃO É, DEFINITIVAMENTE, A MELHOR SOLUÇÃO. PRINCIPALMENTE SE CONSIDERARMOS QUE A PRIVAÇÃO TOTAL DE UM DETERMINADO TIPO DE ALIMENTO SÓ FAZ AUMENTAR O SEU FASCÍNIO E, CONSEQUENTEMENTE, A VONTADE DE DEVORÁ-LO NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE EM QUE O AUTO-CONTROLE ESTIVER MAIS RELAXADO.


GERALMENTE, QUEM FAZ REGIME, VIVE ÀS VOLTAS COM A BALANÇA, QUANDO, NA VERDADE, PERDER PESO NÃO SIGNIFICA NECESSARIAMENTE PERDER GORDURA.

NUMA EDUCAÇÃO ALIMENTAR CORRETA, NÃO HÁ PROIBIÇÕES - A PESSOA CONTINUA COMENDO DE TUDO, FREQUENTANDO RESTAURANTES, INDO A FESTAS, LEVANDO UMA VIDA SOCIAL NORMAL.


O SEGREDO ESTÁ EM ALGUNS PROCEDIMENTOS, LOGO INCORPORADOS, QUE PERMITEM MUDAR PARA UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR, TENDO MAIS PRAZER EM TUDO, INCLUSIVE DO QUE SE COME. A VIDA PASSA A SER MAIS PRAZEROSA E SAUDÁVEL, COMO A DE UM VERDADEIRO "GOURMET".

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo