• Paulo Saraiva

O FANTASMA DAS ESTRIAS

Atualizado: 30 de Jul de 2019









ANTES DE DISCUTIRMOS CAUSAS E EFEITOS , PRECISAMOS COMPREENDER O QUE SÃO E COMO SE FORMAM AS ESTRIAS.
SÃO ESGARÇAMENTOS LINEARES DA PELE, QUE SURGEM INICIALMENTE COM UMA COLORAÇÃO AVERMELHADA, QUE EVOLUEM PARA UM TOM ESBRANQUIÇADO, QUASE A COR DA PELE, ALGUNS MESES OU ANOS DEPOIS. SURGEM PRINCIPALMENTE NAS MAMAS E NAS REGIÕES LATERAIS INTERNAS E EXTERNAS DAS COXAS.
EM DETERMINADAS OCASIÕES, COMO GRAVIDEZ E GRANDES AUMENTOS DE PESO, PODEM SE LOCALIZAR TAMBÉM NA BARRIGA E NAS COSTAS.
AS ESTRIAS TÊM UMA INCIDÊNCIA ENORME NAS MULHERES. ELAS SE FORMAM POR UMA ALTERAÇÃO DAS FIBRAS ELÁSTICAS, NA CAMADA ABAIXO DA PELE, A DÉRMICA. AS FIBRAS SE TORNAM TORTUOSAS,ROMPEM-SE EM SEGUIDA E, FINALMENTE, DESAPARECEM.
POR CAUSA DISSO, A PELE FICA MAIS MOLE, ONDE, POR BAIXO DELA, EXISTIA ANTES A FIBRA. E ASSUME O TOM ESBRANQUIÇADO
VÁRIAS CAUSAS PODEM ESTAR POR TRÁS DO PROCESSO. NA GRANDE MAIORIA DOS CASOS, OCORRE POR UMA TENDÊNCIA HEREDITÁRIA. É O QUE CARACTERIZA O SURGIMENTO DAS ESTRIAS EM MENINAS E ADOLESCENTES - FATO QUE, NA VERDADE, NÃO REPRESENTA UMA ANORMALIDADE OU ALGO DO OUTRO MUNDO.
AS ESTRIAS PODEM APARECER NA ADOLESCÊNCIA - UMA , DUAS OU TRÊS SÃO ATÉ RELATIVAMENTE COMUNS NO PERÍODO, MESMO NAS MENINAS MAGRINHAS. ENTRETANTO, É FATO ESTABELECIDO QUE O PROBLEMA APARECE COM MAIOR FREQUÊNCIA NA FAIXA DOS 20 AOS 40 ANOS
OUTRA CAUSA MUITO COMUM DO APARECIMENTO DAS ESTRIAS É A GRAVIDEZ. É MUITO DIFÍCIL ENCONTRAR UMA GESTANTE QUE ESCAPE DELAS. A OBESIDADE TAMBÉM É UM FATOR IMPORTANTE.
PORÉM, UMA DAS CAUSAS MAIS COMUNS DAS ESTRIAS, E MAIS DESPREZADA, É O USO INDISCRIMINADO DE DERIVADOS DE CORTISONA, NAS FORMAS ORAL, INJETÁVEL OU DE POMADAS. A SUBSTÂNCIA ATROFIA A PELE E FAVORECE AS ALTERAÇÕES DAS FIBRAS ELÁSTICAS. POR FIM, DISTÚRBIOS ENDÓCRINOS PODEM ESTIMULAR O SURGIMENTO DE ESTRIAS - APESAR DE SEREM CASOS MAIS RAROS.
PARA PREVENIR, É PRECISO, EM PRIMEIRO LUGAR, INVESTIGAR SE O PROBLEMA É COMUM NA FAMÍLIA DO PACIENTE - SENDO ASSIM, A ORIENTAÇÃO PASSA PELO CONTROLE DE PESO, PARA NÃO ENGORDAR, PRINCIPALMENTE EM GRAVIDEZ. E O USO DE CORTISONA SÓ DEVE SER FEITO SOB ORIENTAÇÃO MÉDICA. SE FOR NECESSÁRIA UMA APLICAÇÃO LOCAL DE POMADA, É PRECISO ESCOLHER O DERIVADO DA CORTISONA QUE NÃO TENHA FLÚOR NA COMPOSIÇÃO QUÍMICA.
É MUITO CONHECIDA A PRÁTICA DE PASSAR ÓLEO DE AMÊNDOAS NA PELE - ESPECIALMENTE DURANTE A GRAVIDEZ, PARA HIDRATAÇÃO CIENTIFICAMENTE, A TÁTICA NÃO PREVINE O APARECIMENTO DAS ESTRIAS, CASO ELAS TENHAM TENDÊNCIA A APARECER
A PROPOSTA MAIS ATUAL DE TRATAMENTO, FORA DA GRAVIDEZ, RECOMENDA O USO LOCAL DOS DERIVADOS DA VITAMINA A ( RETINÓICOS ), QUE PODEM MELHORAR O ASPECTO, SEM ENTRETANTO CURÁ-LAS. BANHOS DE ULTRAVIOLETA DIMINUEM O ASPECTO ESCURO DELAS, APESAR DE TAMBÉM NÃO SUMÍ-LAS.
TRATAMENTOS ESTÉTICO ALGUM CONSEGUE SUMIR COM AS ESTRIAS, APENAS AS AMENIZAM.
SE AS FIBRAS ELÁSTICAS SE ALTERAM E SOMEM DEBAIXO DA PELE, ISSO SIGNIFICA QUE AS ESTRIAS JAMIS DESAPARECEM. PODEM APENAS TER SEUS EFEITOS VISUAIS E ESTÉTICOS REDUZIDOS.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo