• Paulo Saraiva

INFLUÊNCIA DA ESTÉTICA NA AUTO ESTIMA








No Brasil a busca por um padrão de beleza é uma corrida contra o tempo, a cada minuto é uma informação nova, um novo produto, um novo tratamento estético, uma nova tendência, um novo estilo. Já é sabido que a vaidade é uma grande característica do povo brasileiro, e o campo da cirurgia estética é bastante amplo.
As pessoas associam a questão do bem estar, da auto-motivação e auto estima uma condição que pode ser adquirida, sentida, vivenciada por via dos procedimentos cirúrgicos. Dos mais procurados pelas mulheres são a cirurgia estética das mamas, tanto para aumentar, levantar ou diminuir.
É importante ressaltar que esse procedimento colabora e auxilia nesse prazer e nesse sentimento de vaidade, mas não deve ser a única fonte de busca pela felicidade, há de se considerar outros valores, como o amor próprio, o equilíbrio emocional, sonhos e realizações que não são necessariamente ligados a questão estética. Hoje se percebe uma supervalorização do corpo e uma correlação direta com a auto-motivação. No mundo atual, cuidar do corpo deixou de ser considerada atividade supérflua e virou uma questão de saúde que gera emprego, renda , além de elevar a auto-estima.
A auto-motivação é um termo que vem sendo geralmente citado, para designar os impulsos ou motivos que levam o ser humano a agir com entusiasmo, felicidade, prazer.
As pessoas raramente atingem um estágio de inteira satisfação, sempre que uma necessidade é satisfeita, outra surge, impulsionando-as a agir, pois a natureza da motivação é instável. O comportamento se estrutura no que é considerado mais belo ou menos belo. Assim, a beleza passa a ser um valor social que pode garantir sucessos ou fracassos, tanto nas relações interpessoais quanto na vida profissional.
Percebe-se que o segmento da estética já abrangeu essa conexão que as pessoas fazem dos tratamentos de embelezamento com se sentir bem, melhor e mais bonitas.
Para algumas pessoas, a cirurgia plástica estética é um caminho encontrado para triunfar sobre o opressor poder da má formação, melhorar a imagem social e aumentar a auto estima. Por sua vez, tem a capacidade de oferecer uma nova aparência á pessoa e garantir um lugar na sociedade.
A auto estima positiva funciona como se na realidade, fosse um sistema imunológico da consciência. Fornece resistência, força e capacidade de regeneração. Quando baixa, a resistência diante da vida e de suas adversidades diminui e se deparam coma fraqueza em que uma percepção mais forte de si mesmo poderia superar. Essa auto estima é um conceito positivo de si próprio, é ter a capacidade de enxergar a beleza e as qualidades da pessoa sem expor seus defeitos, não se comparando a outros, pois cada um possui sua beleza, estética não pode ser uma beleza padronizada, tem-se que aprender a ver cada beleza individualmente para obter uma vida de qualidade.
É preciso criar uma barreira para impedir essa destruição da auto estima, fazendo com que as pessoas ao redor percebam o quão são importantes, é necessário fortalecer a auto estima e a auto motivação para obter uma vida de qualidade, felicidade e auto confiança.
Pode-se concluir, Então, que o mercado da cirurgia plástica brasileira tem uma grande importância na vida de cada ser humano, e que cada vez mais os profissionais da área buscam o aperfeiçoamento para melhor satisfação dos seus paciente.
480 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo