• Paulo Saraiva

EMAGRECIMENTO FÁCIL?

Atualizado: 9 de Mai de 2019







O PERIGO DOS MÉTODOS DE EMAGRECIMENTO FÁCIL



A obesidade sempre foi um problema comum, inclusive em pessoas que praticam esportes regularmente e mesmo alguns atletas profissionais.


A aquisição de calorias se dá através da alimentação. É importante observar que o valor calórico dos alimentos pode variar muito. O gasto de calorias ocorre pelo metabolismo. Em repouso, as pessoas podem gastar uma quantidade de calorias que equivale de 6 a 12 gramas de gordura por hora.


Nos exercícios físicos o metabolismo aumenta e o gasto calórico pode chegar a até 200 gramas de gordura por hora em um atleta treinado. e é bem menor em indivíduos não treinados.


A obtenção de um balanço calórico que emagrece pode ser muito fácil para pessoas cujo metabolismo de repouso seja mais elevado e que são capazes de realizar grande quantidade de exercícios físicos. Mas isso pode se tornar uma tarefa muito difícil para pessoas cujo metabolismo de repouso é reduzido e cuja capacidade física é baixa.


Algumas propagandas que vemos em revistas, televisão, etc., oferecem cremes, como o colágeno, loções, cintas térmicas, roupas impermeáveis, equipamentos emagrecedores. Até hoje ninguém demonstrou como esses recursos poderiam promover um balanço calórico negativo e, assim, emagrecer as pessoas.


Anunciam-se também chás e medicamentos que provocam efeito diurético e que apenas causam a desidratação, com a consequente perda de peso, dando a falsa ilusão de estar produzindo o emagrecimento. Sabe-se que são receitadas drogas diminuidoras do apetite, que podem causar dependência física e psíquica, além de outros prejuízos à saúde.


Muitas vezes as pessoas fazem uso de método fraudulento simultaneamente com uma dieta ou programa de exercícios e são levadas a acreditar que esse método enganoso que produziu o emagrecimento.

A falta de informação a respeito do que leva o indivíduo a engordar e, mais ainda, sobre como ele poderia emagrecer, tem proporcionado o aparecimento dessas práticas ineficazes e muitas vezes perigosa.


Para a proteção contra o engodo, recomenda-se evitar produtos e métodos que prometem emagrecimento garantido e rápido de forma indiscriminada.


Sabe-se que o uso de "ingredientes secretos "em remédios e alimentos, bem como sua comercialização, são proibidos. Deve-se recusar os métodos que envolvem procedimentos desconhecidos pela ciência, mesmo aqueles que usam pessoas famosas nas suas propagandas.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo