• Paulo Saraiva

CIRURGIA PLÁSTICA PÓS BARIÁTRICA





CIRURGIA PLÁSTICA FEITA APÓS GRANDES PERDAS DE PESO



Quando se deve fazer as cirurgias plásticas após a cirurgia bariátrica?

As cirurgia plásticas devem ser feitas quando o objetivo da perda de peso pelo cirurgião bariátrico for atingido ou quando ocorreu a estabilização do peso,

Ainda assim, o cirurgião plástico deve selecionar os pacientes que estejam com índice de massa corporal abaixo de 30.


A estabilização do peso ocorre geralmente entre 1 e 2 anos após a cirurgia bariátrica. Alguns casos podem necessitar de cirurgia plástica muito antes da estabilização, quando a sobra de pele e tecido gorduroso prejudicam em muito a locomoção.


Quais as cirurgias plásticas mais realizadas após o emagrecimento acentuado?

-Mamas

-Abdome

-Braços

- Coxas

- Face


Qual é a melhor ordem a ser ser seguida?

Para a maioria dos cirurgiões plásticos que está habituada a fazer esse tipo de cirurgia plástica, o abdome deve ser a primeira cirurgia. A seguir, mamas, braços, coxas e face. Muitas vezes a ordem pode ser mudada, de acordo com a vontade do paciente.


Podem ser realizadas mais de uma cirurgia por vez?

Não é regra geral se fazer mais de uma cirurgia em pacientes que emagreceram através da cirurgia bariátrica, porque esses pacientes tem um metabolismo muito diferente depois que foram operados, geralmente entrando numa anemia bastante acentuada. Para maior segurança, é recomendável fazer uma cirurgia de cada vez.


As cicatrizes são de boa qualidade?

Sim. Em geral são de boa qualidade, mas como o contorno corporal a ser atingido com as cirurgias plásticas depende muitas vezes de tensões maiores, pode-se ter em alguns pontos, cicatrizes hipertróficas ( alargadas ), que poderão ser retocadas numa segunda etapa. Consegue-se um bom contorno corporal e cicatrizes ( mesmo que alarguem um pouco ) que não significam nem 10% do problema apresentado ( flacidez e lipodistrofia ).


Qual o risco da cirurgia plástica após a cirurgia bariátrica?

O risco de complicação grave é mínimo, pois os pacientes estão muito bem preparados ( já vem preparados pela equipe multidisciplinar ligada a cirurgia bariátrica ). A anestesia feita por profissionais habituados a atuar nas gastroplastias, os aparelhos modernos e os medicamentos de última geração, dão a certeza de uma cirurgia segura.


Como é o pós operatório?

Para cada problema e resolução cirúrgica, há um determinado pós operatório. De uma maneira geral, a primeira semana é a mais importante, pois podem-se evitar hemorragias, infecções, necroses e inchaços simplesmente com um repouso relativo e curativos adequados, acompanhado de perto pelo cirurgião plástico.

Os drenos são deixados por 24 horas, sendo retirados no dia seguinte da cirurgia, no ato da troca do curativo.

Após a primeira semana tudo se torna mais fácil, mesmo assim o cuidado é muito importante, para evitar a formação de seroma ( líquido formado por extravazamento linfático e tecido gorduroso liquefeito.

Após um mês há a liberação para caminhadas, dirigir, trabalhar ( depende do trabalho, desde que não precise levantar os braços ), para alguns exercícios físicos, desde que sejam bem orientados. Ate'os três meses se usa a fita adesiva Micropore e cintas e sutiãs adequados, pois o alargamento de cicatrizes ainda pode ocorrer.

Protetores solares de 50 para cima devem ser utilizados sob os biquinis, sungas, camisetas, até o clareamento das cicatrizes, que ocorre geralmente por volta dos 6 a 12 meses.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo