• Paulo Saraiva

CELULITE - O QUE É

Atualizado: 30 de Jul de 2019








SAIBA COMO OS FURINHOS APARECEM, SUAS CAUSAS E COMO SURGEM



A pele com celulite incomoda mais de 60% das mulheres ( e alguns homens também ). Mas, no fim das contas, como surge esse aspecto de "'casca de laranja"?
A celulite é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas na células, fazendo com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis ( ondulações e retrações ) e nódulos, que se manifestam externamente através de furinhos indesejados em "casca de laranja ". É causada por alterações no tecido gorduroso debaixo da pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso.
A celulite não é uma condição médica grave, mas pode causar desconforto nas mulheres por causa da aparência que dá à pele.
Os adipócitos gordinhos afetam outras estruturas por ali, como os vasos sanguíneos, que acabam sendo esmagados. Com isso, menos oxigênio e nutrientes chegam à região e ocorre, então, o acúmulo de toxinas, favorecendo inflamações.
Os homens saem ganhando nessa: além de não sofrerem grandes variações hormonais. a camada de gordura debaixo da pele é mais fina no sexo masculino. As fibras que ligam pele e músculos também são diferentes. Essas estruturas não são tão verticais quanto no corpo feminino, o que dificulta o aparecimento dos furinhos
Causas da celulite:
Existem vários fatores para uma pessoa desenvolver celulite. O excesso de peso é um fator determinante, mas muitas mulheres que tem peso normal, ou mesmo abaixo do normal, podem apresentar uma alteração no equilíbrio entre a quantidade de gordura no corpo e a massa muscular. Então, uma mulher magra pode ter uma proporção maior de gordura e menor de musculatura, mantendo normal ou baixo o seu peso final.
Esse excesso de gordura, associado à ação dos hormônios femininos e alterações na microcirculação e nos linfáticos acabará formando celulite. Existem também fatores externos como cigarro, estresse, má alimentação, falta de exercícios, calças muito apertadas, anticoncepcional, baixo consumo de água, dieta rica em gordura, metabolismo lento, alterações hormonais, desidratação, gordura corporal total, espessura e cor da pele, sendo que a celulite tende a ser menos visível na pele mais escura, pela textura e consistência serem mais firmes.
- Os níveis de celulite
Grau 1 - é quase imperceptível. Só é notada se a pele for beliscada ou contraída
Grau 2 - Torna-se mais aparente. Surgem algumas ondulações
Grau 3 - Além de visíveis, as irregularidades ficam doloridas se forem apertadas.
Grau 4 - São os casos mais avançados. A pele ganha aspecto de casca de laranja.
A ocorrência da celulite .e bem mais comum entre as mulheres do que em homens. Calcula-se que oito em cada de mulheres tem algum grau de celulite. Isso ocorre porque é mais comum nelas a gordura se acumular nas coxas, quadris e nádegas, que são as áreas mais afetadas.
Também é mais frequente nas mulheres devido à estrutura das fibras do tecido conjuntivo feminino, que é diferente da do homem , o que propicia o aparecimento da celulite.
Ter celulite não significa que se está acima do peso. Até mesmo pessoas magras podem ter. Mas, se se está acima do peso, a diminuição desse pode reduzir a celulite. O diagnóstico de celulite envolve apenas um exame físico, apenas se analisando a situação da pele afetada.
Como aliviar:
Métodos como a drenagem linfática e massagens vigorosas ajudam um pouco. Exercícios físicos mantém a musculatura mais firme, refletindo na pele. Boa alimentação garante nutrientes essenciais para frear a piora do quadro.




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo