• Paulo Saraiva

ATIVIDADE FÍSICA APÓS A CIRURGIA PLÁSTICA








O corpo perfeito é o sonho de muitos homens e mulheres , e as técnicas, cada vez mais avançadas, de Cirurgia Plástica, tem contribuído significativamente para essa conquista. Mas, desmistificando o que muitas pessoas pensam , plásticas como Abdominoplastia e Lipoaspiração não fazem milagre sozinhas.
Para que se tenha o resultado esperado é preciso associá-lo a atividade física,alimentação saudável e balanceada, evitando gorduras e excessos, seguir as recomendações do pós operatório na íntegra e mudar hábitos que contribuíram para o ganho de gordurinhas não mais desejadas.
Quem pratica atividades físicas tem melhores resultados co a Cirurgia Plástica. É fácil entender o porquê. Os músculos estão abaixo da camada de pele e gordura, e uma vez que eles foram tonificados, estimulados, o resultado da plástica será ainda melhor. Na prática, o que acontece é que quando a gordura é retirada na Lipoaspiração, por haver uma musculatura firme atrás dela, o contorno corporal fica mais evidente.
Entretanto, quando a musculatura está flácida, a tendência é das víscera irem para a frente, não permitindo um contorno tão acentuado como no exemplo anterior.
Por isso, os resultados são melhores quando a pessoa já possui hábitos sudáveis e IMC dentro do esperado para sua estrutura. É importante tonificar e fortalecer a musculatura, mesmo depois da realização da Cirurgia Plástica, pois isso irá colaborar para um resultado melhor e duradouro. Os resultados são evidentemente melhores em corpos que já estão tonificados, mas nada impede que se busque um resultado após a plástica. É possível que demore mais tempo, mas o importante é fortalecer a musculatura, independente se "antes ou depois".
Cada Cirurgia Plástica possui uma indicação de retorno a atividade física. É recomendável recomeçar bem devagar, com exercícios leves, acompanhados por um profissional, e o mais importante, somente após o prazo recomendado pelo Cirurgião. Cada cirurgia reage e se comporta de um jeito diferente e em cirurgias associadas, como mama mais abdome, deve-se considerar o prazo maior de recuperação para iniciar as atividades.
Na tabela abaixo, verifica-se a média de tempo para retorno ou início de atividades físicas de cada cirurgia
- Mamoplastia de aumento - 30 dias
-Mamoplastia redutora - 30 dias
Lipoaspiração - 30 dias
Rinoplastias - 40 dias
Orelha - 3o dias
Abdominoplastia - 60 dias
Mastopexia - 30 dias
Braço - 60 dias
Ginecomastia - 30 dias
Prótese de queixo - 30 dias
É importante, para as mulheres, usar tops que ofereçam sustentação das mamas. Na lipoaspiração o uso da cinta é necessário durante os exercícios.
23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo